31 de Agosto de 2018

VOCÊ SABIA QUE DOADORES DE SANGUE TÊM ALGUNS DIREITOS PREVISTOS NA LEI?

Você sabia que em diversas cidades do Brasil, para incentivar a doação de sangue, alguns benefícios são concedidos aos doadores? Pois é! E em Rio Preto, municipio no interior de São Paulo, há uma lei municipal que concede direito ao uso da fila preferencial para quem está com a doação em dia.

“Além das pessoas idosas, portadoras de deficiência, gestantes e pessoas com crianças de colo, doadores de sangue e/ou medula óssea, devidamente identificados terão prioridade nas filas de atendimento em quaisquer estabelecimentos comerciais”, diz trecho da lei.

A corretora de imóveis Larissa da Cruz, de 28 anos, que é doadora há 8 anos, não sabia do benefício e considera que são válidas as tentativas de atrair mais doadores. “Acho que as pessoas são acomodadas e por isso não têm o hábito de doar. Quem sabe com esses estímulos elas passam a procurar pela doação”, diz.

Mas para desfrutar do benefício é necessário que a pessoa esteja em dia com a doação e apresente a carteirinha que os locais de coleta de sangue e de medula óssea fornecem aos doadores.

Ainda segundo a Lei, o estabelecimento que descumprir a determinação poderá ser multado. O valor da autuação é de, aproximadamente, R$ 330.

Além do atendimento prioritário outro direito garantido em lei aos doadores de sangue é o de se ausentar do trabalho por um dia, uma vez ao ano, sem desconto do salário para realizar a doação voluntária de sangue.

 

Fonte: Diario da Região

VOCÊ SABIA QUE DOADORES DE SANGUE TÊM ALGUNS DIREITOS PREVISTOS NA LEI?
Topo